Saturday, July 04, 2009

Férias Peruanas

Primeiras Impressões de Lima:
- É normal ver pessoas deitadas na grama em canteiros estreitos pela cidade no horário da ciesta. Em geral são homens trabalhadores, vestidos com seus uniformes.

- No Peru, taxistas também são guias turísticos e um pouco "mães". Eles não se conformam em apenas te transportar. Eles descem onde quer que seja com você e o ajudam no seu ponto de destino. Seja para comprar uma passagem de ônibus e te colocar dentro do mesmo, seja para fechar o albergue, seja para pedir informações.

Impressões de Ica:
- O mistério está no ar no Peru. De Lima pra Ica pode se ver o mar. A água é escura e os terrenos são desérticos.

- O desenho do candelabro no caminho para as Ilhas Ballestas é mais um exemplo disso. Dizem que podem ter sido feito por: piratas, pelo mesmo povo que desenhou as linhas de Nazca ou até mesmo por extraterrestres (que é a aposta do guia do barco). Os cactos da ilha eram usados para rituais e seu líquido é alucinógeno (o que conheceríamos dias depois, num vilarejo chamado Yankee, como a famosa bebida "Cacto Lôco").

- Eu me apaixonei pelos Leões Marinhos! Eles são realmente incríveis, principalmente quando estão em família em seu habitat natural. Eles chamam as Ilhas Ballestas de Ilhas da Maternidade.

- Fico impressionada como o futebol realmente é um assunto que consegue unir qualquer nacionalidade masculina em qualquer lugar do mundo. Por exemplo: Um taxista peruano, um farmacêutico espanhol e um publicitário brasileiro, podem virar melhores amigos em questão de minutos. A sensação era a de que já se conheciam há anos.

- A sensação de vencer o medo de descer as Dunas de Huacachina é inexplicável. A adrenalina parece alcançar seu ponto máximo. A noção de dificuldade criada pela mente é algo muito maior do que se é na prática. E quando o medo é quebrado e deixado de lado, pode-se vivenciar um real momento de diversão!
São aproximadamente 9 Dunas que descemos que pranchas ou tábuas de sandboard. O mais impressionante é que quando se ultrapassa o limite do que se parece impossível de cumprir, outra noção de limite é colocada - Duna após Duna. Até que na última e pior delas, a mesma sensação já foi sentida diversas vezes e já não se acredita mais que limites existam. A forma como a situação se repete à sua frente, já trás outros significados. Significados esses que vão se transformando - Duna após Duna. E, por mais que aparente um maior nível de dificuldade, a única certeza é que a descida terá de ser feita. O significado de limite a ser ultrapassado, já não existe mais. O que fica é o significado de ser apenas mais um acontecimento que aparece no seu caminho e que, com certeza, vai te causar uma explosão de adrenalina! Just go!

No comments: